Fundado em 11 de fevereiro de 1982, em uma reunião na porta da Catedral Basílica de Salvador, um grupo de amigos negros discutiam como sair juntos no carnaval, essa ideia surgiu pelo fato de sermos unidos e de participarmos juntos de diversos eventos que aconteciam em Salvador e municípios vizinhos, apesar da união a turma sempre se dispersava.
Resolvemos então, criar um grupo que nos possibilitasse ficar irmanados durante o carnaval, porém não queríamos criar um novo bloco carnavalesco, mas um grupo forte, com condições de se aglutinar e se fortalecer com o passar do tempo através de um trabalho cultural, buscávamos criar um elo de idéias e força para que pudéssemos, juntos com outros seguimentos discriminados da sociedade, fortalecer e defender nosso povo sacrificado.
E assim o grupo formado por militantes, artistas e esportistas que frequentavam juntos as festas de largo de Salvador, criaram o bloco Os Negões de 1,80m.
Em 1995, passaram a permitir o ingresso de mulheres e homens com menos de 1,80m de altura.
Em 2000, o bloco criou o Fórum das Entidades Negras, juntamente com Ilê Aiyê, Muzenza e Malê de Balê. O nome inicial do bloco que era Os Negões de 1,80m, porque todos os fundadores do bloco tinham mais de 1,80m de altura e só podiam participar homens com essa altura mínima, mudou para Banda Afro Os Negões, e no carnaval chega a ter mais de 200 músicos cadastrados.

Av. Vasco da Gama, nº 400 – 1º andar
Salvador
Bloco Afro Os Negões
Ligar (71) 3261-1725