top of page

O bloco surgiu no bairro da Liberdade, como um tributo ao músico jamaicano Bob Marley (1945-1981), responsável pela difusão internacional do reggae. A inspiração na cultura afro-jamaicana veio da popularidade do ritmo nos anos 1980. O Muzenza era adorado pelos jovens foliões na década de 80, ficando conhecido como o “bloco do reggae” ou Muzenza do Reggae.

 

No primeiro Carnaval do bloco, em 1982, cerca de 4.000 foliões desfilaram. Aos poucos, o Muzenza consolidou-se como um dos blocos que desenvolvem o maior número de variações rítmicas no Carnaval de Salvador.

Em 1988, o grupo lançou o seu primeiro disco, “Muzenza do Reggae”, pela Continental.  Algumas músicas dos compositores do bloco foram regravadas por artistas de renome nacional, como  Margareth Menezes (“Povo vem ver”), Carlinhos Brown (“Rumpillé”), Maria Bethânia (“A terra tremeu”), Gal Costa (“Brilho beleza”) e Daniela Mercury (“Swing da cor”).

 

“Muzenza” é um termo de origem banto-kikongo, que significa “yaô dos nagôs”, nome dados aos iniciados no candomblé da linha de Angola.

Rua das Laranjeiras - Pelourinho

Salvador- Bahia

+ 55 71 3012 11 12

Contato para imprensa +55 71 8811 8981

As  informações publicadas neste blog/site tem seu conteúdo fornecido por colaboradores e colaboradoras, qualquer conteúdo que tenha restrição ou direitos autorais, deve ser comunicado via e-mail afromania.ba@gmail.com para remoção imediata.

Nosso objetivo é AfroComunicar e promover informações para todo o mundo.

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page