top of page


Após Jorjão Bafafé sair do bloco Badauê, ele se juntou aos integrantes da Associação Cultural Grupo união, do Engenho Velho de Brotas, para fundar o Afoxé Okanbí, com o intuito de apresentar as referências culturais afro-baianas da comunidade no Carnaval. O primeiro desfi le do Okanbí foi em 1983, com o tema “Ômo Obá Okanbi”, expressão iorubá que significa “Filho do Rei Okanbí”.

De 1984 até 1996, o bloco parou de desfi lar, retornando em 1997 aos desfiles na Lavagem do Porto da Barra. Em 1998, o Okanbí se tornou um bloco afro e passou a desfi lar no Campo Grande. Em 2004, o bloco iniciou o projeto Tocando os Corações, com oficinas de percussão e dança afro para crianças de escolas municipais do bairro.

 

Okanbí foi um rei da cidade africana de Ilé Isé, seu nome significa “nascido do coração”. Em 1983, o Okanbí ganhou o troféu Momo 83, com “Barca Ijexá”, melhor música do Carnaval daquele ano e que até hoje é conhecida como o hino do bloco.

okanbi@bol.com.br 

As  informações publicadas neste blog/site tem seu conteúdo fornecido por colaboradores e colaboradoras, qualquer conteúdo que tenha restrição ou direitos autorais, deve ser comunicado via e-mail afromania.ba@gmail.com para remoção imediata.

Nosso objetivo é AfroComunicar e promover informações para todo o mundo.

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page